#Webcomics – Conheça Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem | Duas Estantes

#Webcomics – Conheça Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem

Por Rosi Melo.

capaaa

Ler webcomics se tornou recentemente um vício que faço questão de alimentar. Para quem não sabe o que são webcomics, vale uma definição básica: webcomics são histórias em quadrinhos criadas e veiculadas na internet. O (ou a) quadrinista que opta por divulgar seu trabalho na internet muito provavelmente (não é regra) não possui recursos financeiros para bancar uma publicação impressa da história e decide divulgá-la na internet, de graça. Muitas das webcomics brasileiras são divulgadas no tumblr pessoal do quadrinista ou em um site.

Uma coisa legal das webcomics é que elas podem ser interativas e comportar outros elementos que a internet oferece, como músicas, gifs, vídeos, etc.

Foi através do canal da Raquel Moritz, do Pipoca Musical, que conheci Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem, uma série de webcomics para lá de maravilhosa do paulista Samuel Fonseca (acesse eradaferrugem.com.br para ler). Dividida em três temporadas, a história em quadrinhos acompanha o Piet, um designer gráfico beirando os 30 anos de uma pequena cidade esquecida no mapa. Piet trabalha desenhando logos de lojas e marcas da cidade e se sente permanentemente insatisfeito com o rumo que a sua vida levou. De um promissor desenhista na adolescência a um artista frustrado.

era_ferrugem

Sua vida passa a se tornar mais interessante quando ele se vê envolvido acidentalmente em uma série de assassinatos e acontecimentos bizarros. Desenhos que tinha feito e escondido nos fundos do quarto começam a ser reproduzidos em cenas de crimes bárbaros. Uma apresentadora de TV é decapitada ao vivo apenas algumas semanas após Piet desejar que ela morresse da mesma forma. Esses e outros mistérios são construídos pelas mãos habilidosas de Samuel, que criou uma narrativa cativante, envolta em terror, aventura e enigmas.

pg156-704x1024

Além da trama de tirar o fôlego, o paulista merece aplausos pelos desenhos precisos, sempre acompanhados de cores que parecem nortear o mood de cenas e personagens. O visual por vezes macabro, por vezes cru e até mesmo por vezes vibrante dá à webcomics um ar sombrio e obscuro.

pg115

Outro aspecto que traz um diferencial à história são as músicas que acompanham os capítulos de cada temporada. Além de ilustrador e quadrinista, Samuel é músico e fez questão de criar uma trilha sonora completamente autoral para a trama. Apesar de a gente conseguir detectar que as faixas são pura experimentação, o som é muito bom.

– Acesse as faixas da trilha sonora:

Se não me engano, a primeira temporada de Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem começou a ser publicada em 2014. Atualmente, digo em 2016, o autor começou a postar as páginas do primeiro capítulo da segunda temporada.

Essa é, definitivamente, a melhor webcomics que já li até o momento. E super recomendo para vocês! O Samuel se garante demais!

Comentários

Nenhum comentário em "#Webcomics – Conheça Eventos Intrigantes da Era da Ferrugem"