QUATRO LIVROS PARA COMPREENDER A INDEPENDÊNCIA | Duas Estantes

QUATRO LIVROS PARA COMPREENDER A INDEPENDÊNCIA

POR KELLY GARCIA

Em 2017, uma das novelas que tem mais chamado a atenção do público é a de época Novo Mundo, que passa no horário das seis, diariamente, na Rede Globo de Televisão, com o triângulo amoroso entre o imperador Dom Pedro I, a Imperatriz Leopoldina e a “preferida” Domitila de Castro como protagonistas da trama.

Quem ama história e os que curtem conhecer mais sobre o que aconteceu no Brasil no período da Independência talvez já devem ter notado algumas nuances que divergem do que é contado pela história oficial. Para conhecer mais sobre o período, existem alguns livros recentes com linguagem acessível e que ainda são bem difíceis de se largar. Veja nossa listinha:

1822

Segundo livro da trilogia do jornalista Laurentino Gomes, ganhador de vários prêmios Jabuti, trata dos detalhes que levaram a Independência e todos os bastidores desse processo, como a importância de Leopoldina, o caráter de D. Pedro, os conspiradores e como era o Brasil nessa época. A maioria dos fatores levavam a crer que após a Independência, o Brasil se tornaria muitos países, como aconteceu no restante da América do Sul, mas a permanência da monarquia ajudou a manter a unidade, mesmo em um país tão atrasado e cheio de revoltas.

Compre aqui e ajude a gente!

 

A carne e o sangue

Nesse livro, a historiadora se atêm à relação entre D. Pedro, Leopoldina e Domitila de Castro. Assim como na obra de Laurentino, são tratados detalhes íntimos, como os nomes pelos quais o imperador e a amante se tratavam e também como se deu a escolha da nova esposa de d. Pedro, após a morte de Leopoldina. Outro livro leve e que ajuda a compreender a história do Brasil, mas com ares de romance, pelo estilo de Mary del Priore.

Compre aqui e ajude a gente!

 

A biografia íntima de Leopoldina

Essa obra, de autoria de Marsilio Carsotti, trata da vida da imperatriz desde o seu nascimento, com fotos de toda a sua família e explica em parte o caráter carola e submisso de Leopoldina, que fazia parte de uma linhagem de princesas que nasciam para fins diplomáticos. A irmã dela foi esposa de Napoleão. De acordo com esse biógrafo que teve acesso aos diários da imperatriz, é praticamente impossível esse romance com Bonifácio que passa na televisão. Leopoldina era totalmente devota a d. Pedro.

 

 

Compre aqui e ajude a gente!

 

Domitila – a verdadeira historia da marquesa de santos

Finalista do Jabuti, esse livro esmiuça a vida da preferida de D. Pedro, para além dos mitos e do período de sua vida em que esteve unida ao imperador.  Depois de voltar a São Paulo, após o fim do relacionamento com d. Pedro, Domitila se casou com um dos homens mais influentes da província e refez sua vida. E não, ela não estava envolvida na morte da Imperatriz, segundo correram muitos boatos.

Compre aqui e ajude a gente!

Comentários

Nenhum comentário em "QUATRO LIVROS PARA COMPREENDER A INDEPENDÊNCIA"